lunes, 7 de abril de 2014

"PLACAR" BRASILEÑO SE OCUPA DE BOLÍVAR Y THE STRONGEST


Copa Libertadores

Após 17 anos, Bolívia pode ter dois clubes nas oitavas

Bolívar e The Strongest podem quebrar um tabu de 17 anos


Por: Lucas Mello, por PLACAR
PLACAR



A Bolívia tem grandes chances de ter duas equipes classificadas à fase oitavas de final da Copa Libertadores 2014. Nos grupos de Atlético-PR e Flamengo, The Strongest e Bolívar só dependem de si para se garantirem na próxima fase do torneio.
Para isso, basta o The Strongest vencer o Atlético-PR em casa, enquanto, para o Bolívar, basta garantir o empate, também em casa, contra o Emelec. No Grupo 1, o The Stongest tem sete pontos, contra nove do Furacão. As equipes fazem confronto direto na última rodada. Já no Grupo 7, o Bolívar é líder com oito pontos. León e Flamengo , segundo e terceiro colocados, têm sete, enquanto o Emelec tem seis, na quarta colocação.
Caso os dois bolivianos classifiquem-se, eles superarão um tabu de 17 anos sem classificar dois times bolivianos à fase oitavas de final do torneio. A última vez foi em 1997, quando Bolívar e Oriente Petrolero garantiram vaga, sendo que o Bolívar chegou até as quartas de final.
No entanto, naquele período, o sistema de disputa era diferente. Até 1999, os grupos eram divididos por dois países, com quatro clubes (dois de cada país), classificando os três melhores. Assim, ao menos um clube de cada país alcançava a fase oitavas de final. Assim, nos anos de 1997, 1998 e 1999, eram 20 equipes na fase de grupos, diferente dos 32 que entraram a partir de 2000, sem divisão por países.
Depois de 1997, a Bolívia só conseguiu classificar equipes à segunda fase em quatro oportunidades. Em duas deles, 1998 e 1999, uma equipe ao menos já estava garantido, como foi explicado acima. Desde que a regra mudou, apenas duas vezes os bolivianos obtiveram sucesso nessa fase. Em 2000, o Bolívar classificou-se e chegou até à fase quartas de final. Em 2012, novamente o Bolívar conseguiu uma classificação, mas acabou eliminado pelo Santos de Neymar na fase oitavas de final.
De 2001 a 2011, nenhum time boliviano conseguiu vaga à segunda fase. Além disso, na chamada "pré-Libertadores", ou primeira fase, criada em 2005, os bolivianos nunca tiveram uma equipe classificada. Assim, desde que abriu-se a possibilidade de haver uma equipe a mais na fase de grupos, o país nunca teve sucesso. Assim, o máximo de times bolivianos na fase de grupos até hoje foi de duas equipes. Em 2014, a Bolívia pode ter 100% de times classificados.
Equipes bolivianas classificadas às oitavas de final nos últimos anos:
1997  - Duas (Oriente Petrolero e Bolívar, que chegou às quartas de final)
1998 - Uma (Bolívar, que chegou às quartas de final)
1999 - Uma (Jorge Wilstermann)
2000 - Uma (Bolívar, que chegou às quartas de final)
de 2001 a 2011 - Nenhuma
2012 - Uma (Bolívar)
2013 - Nenhuma

No hay comentarios:

Publicar un comentario